Cursos

Educação Infantil

A Educação Infantil do Colégio Sagrada Família percebe e reconhece o aluno integralmente, favorecendo e propiciando o desenvolvimento das capacidades de formação e desenvolvimento de funções e operações cognitivas, a assimilação de conhecimentos, a elaboração de valores éticos e estéticos, a formação religiosa, o despertar das relações interpessoais e a inserção social.

Desta maneira, educar, na Educação Infantil, significa propiciar situações que contribuam para o desenvolvimento da imaginação, dos processos criativos e para a apropriação do conhecimento pelas crianças, através das diferentes formas de interação humana (social, afetiva, lúdica e pedagógica).

Nesse sentido, a Educação Infantil do Colégio Sagrada Família, desenvolve a sua prática pedagógica de maneira com que a criança se sinta autoconfiante e segura no ambiente escolar e em seu relacionamento com os educadores. Oferecemos a ela condições para que realmente seja criança, ativa e questionadora, sem impor limites a sua curiosidade. E, no contato com outras crianças da mesma faixa etária, ela vai construindo valores e aprendendo a respeitar sentimentos, idéias, atitudes e direitos dos outros.

Nosso propósito é preparar os alunos para enfrentarem desafios, ampliando seus horizontes para que possam atuar no presente e no futuro com sucesso, respeitando sempre sua própria individualidade.

Para Tanto, o ensino diferenciado da Educação Infantil do Colégio Sagrada Família, oferece um proposta pedagógica que valoriza a criança, proporcionando atividades complementares, tais como: Educação Física, Inglês, Ballet, Musicalização e Aulas de Informática com a utilização de softwares educacionais adequados a idade.

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO SAGRADA FAMÍLIA

  • Permitir a manifestação da curiosidade infantil auxiliando-as encontrar respostas às suas indagações;
  • Garantir a criatividade numa perspectiva construtivista;
  • Favorecer o acesso dos alunos aos conhecimentos científicos propiciando atividades que contemplem tais necessidades;
  • Articular as diferentes áreas do conhecimento favorecendo a interdisciplinaridade;
  • Favorecer o desenvolvimento harmônico da criança nos seus aspectos biopsicossociais;
  • Assegurar os direitos da criança, preservando suas características etárias e atendendo suas necessidades básicas;
  • Possibilitar atitudes que sejam expressão de uma vivência de valores universais e da prática dos princípios de vida democrática e cristã;
  • Incentivar atitudes positivas em relação ao CRIADOR, às pessoas e à natureza, favorecendo o conhecimento da Arte, a vivência dos padrões harmoniosos de conduta e o amor à vida.

Mensagem a respeito da importância da educação infantil.

Tudo que eu devia saber aprendi no jardim de infância.

Robert Fulghum (adaptado e traduzido por Paulo R. Motta).

A maioria das coisas que eu realmente precisava aprender sobre como viver, fazer e ser, eu aprendi no jardim de infância.

A sapiência não se encontrava no topo da montanha das escolas de pós-graduação, mas no pátio do jardim.

Essas são as coisas que aprendi:

  • Compartilhar todas as coisas;
  • “Jogue limpo” e não bata nos colegas;
  • Não pegue nada que não seja seu;
  • Limpe a bagunça que você fez;
  • Coloque tudo de volta nos seus lugares;
  • Peça desculpas quando você magoar alguém;
  • Sempre dê a descarga e lave as mãos, sobretudo, antes das refeições;
  • Viva uma vida equilibrada: além de trabalhar, desenhe, pinte, cante e dance um pouco todos os dias. Lembre-se também de que leite frio e biscoitos fresquinhos podem ser bons para você;
  • Tire uma soneca à tarde e, quando sair às ruas, cuidado com o trânsito, dêem as mãos e permaneçam juntos;
  • Cultive a imaginação. Lembre-se da semente de feijão que a professora colocava no vaso de água. As raízes cresciam para baixo e as folhas para cima e ninguém sabia explicar por quê. Nós somos parecidos. Os peixinhos do aquário, os passarinhos da gaiola, as sementes do feijão, todos morrem também;
  • Recorde-se do grande e melhor conselho da época: olhe! Olhe ao seu redor! Tudo o que você precisa saber está aí a sua volta;
  • As regras de ouro: paz, amor, ecologia e uma vida saudável;
  • Imagine como o mundo seria melhor se todos tivessem um lanchinho com leite e biscoitos às 3 da tarde e, em seguida tirassem uma soneca;
  • Imagine se fosse política nacional que todos os cidadãos tivessem que limpar a sua própria bagunça e colocar as coisas de volta em seus lugares. Imagine se todos dessem as mãos e permanecessem juntos;

Fonte: Tudo que eu devia saber aprendi no Jardim de Infância Robert Fulghum – Ed. Best-Seller (isbn 8571239045).

Este texto é um resumo da tese do Dr. Robert Fulghum, transformada em livro que se tornou um Best-Seller nos Estados Unidos. Escritor americano, cujos livros estão traduzidos em 27 línguas. É filósofo, teólogo, dedica-se às artes e é professor numa universidade americana

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental tem por finalidade criar condições para o desenvolvimento integral do educando e para isso, adotamos uma prática educativa que propicie o desenvolvimento das capacidades: física, afetiva, religiosa, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social, considerando diferentes habilidades, interesses e maneiras de aprender dos nossos alunos.

Ensino Médio

Ensino Médio a etapa do sistema de ensino equivalente à última fase da educação básica, cuja finalidade é o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, bem como a formação do cidadão para a vida social; preparar para o mercado de trabalho e formar pessoas capacitadas à sua inserção social cidadã, de se perceberem como sujeitos de intervenção de seu próprio processo histórico, atentos às transformações da sociedade, compreendendo os fenômenos sociais e científicos que permeiam o seu cotidiano, possibilitando, ainda, a continuação de seus estudos, oferecendo o conhecimento básico necessário para o estudante ingressar no ensino superior.

A educação no Ensino Médio contempla os eixos cognitivos que se desdobram em habilidades específicas e competências comuns a todas as áreas do conhecimento, segundo as especificidades do Ensino Médio Inovador.

1. Dominar linguagens
Saber ler e entender textos (em português), diagramas, gráficos ilustrações, quadrinhos, pinturas, charges, esquemas, etc. Em 2010, a compreensão das línguas inglesa e espanhola integrará a prova
2. Compreender fenômenos
Capacidade de interligar as disciplinas escolares e conectar o conteúdo aprendido na sala de aula à realidade.
3. Enfrentar situações problema
É preciso ter informações corretas sobre o fenômeno e interpretá-to para tomar a decisão acertada e resolver a proposta.
4. Construir argumentação
Trata-se de assumir um ponto de vista e defendê-lo com argumentos sólidos, baseados nas informações e nos conhecimentos adquiridos sobre qualquer tema proposto.
5. Elaborar propostas
Além de compreender o que se pede e apresentar argumentos a favor de seu ponto de vista, o aluno deve ser capaz de formular propostas para resolver a situação.

Curso de Formação de Docentes (Magistério)

O Colégio Sagrada Família no Curso Normal propicia ao aluno vivência de situações-problema e acontecimentos contextualizados, servindo-se dos conhecimentos específicos das disciplinas e de suas experiências de vida. Isso torna-se possível no desenvolvimento de projetos diversificados, realizados em todas as áreas do conhecimento, pois é a ocasião em que o aluno tem oportunidade de ampliar a construção de seu

Pré-Vestibular

Em breve.

Ensino Superior & Pós-Graduação

Em breve.

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